domingo, 5 de abril de 2009

The Lady from Shanghai (A dama de Xangai)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Lady from Shanghai

A dama de Xangai (PT/BR)
Estados Unidos da América
1947 ı pb ı 87 min
Direção Orson Welles
Elenco Rita Hayworth Orson Welles Everett Sloane
Roteiro/Guião Orson WellesWilliam Castle (não creditado)Charles Lederer (não creditado)
Género drama
Idioma
inglês

The Lady from Shanghai (br/pt: A dama de Xangai) é um filme norte-americano de 1948, do gênero drama em estilo de filme noir, dirigido por Orson Welles. O roteiro é baseado na obra If I Die Before I Wake, de Sherwood King.

Sinopse

The Lady from Shanghai conta a história narrada e protagonizada por Michael O'Hara, envolvido em um caso escabroso por uma loira misteriosa, Elsa, por quem se apaixonara. Elsa e o marido, o famoso promotor criminal Arthur Bannister, chegam a New York de Shangai. Seguem viagem para São Francisco, via Canal do Panamá, a bordo do barco de Michael. Durante a viagem, se junta ao casal o parceiro de Bannister, George Grisby. Grisby induz Michael a ajudá-lo a forjar sua morte para receber o seguro. Michael planeja fugir com Elsa depois que Grisby lhe pagar a sua parte. Mas quando Grisby é encontrado morto, Michael é acusado do homicído. No clímax do filme, um clássico tiroteio dentro de uma casa de espelhos em um parque de diversões.

Ficha técnica

Realização: Orson Welles
Produção: Orson Welles
Argumento: Orson Welles, a partir da novela If I Die Before I Wake de Sherwood King
Cinematografia: Charles Lawton Jr.
Formato: 35mm p/b
Ano: 1947
País: Estados Unidos
Estreia mundial: 24 de dezembro de 1947 - França
Estreia em Portugal: 28 de maio de 1949

Elenco principal

Rita Hayworth...Elsa 'Rosalie' Bannister
Orson Welles...Michael O'Hara
Everett Sloane...Arthur Bannister
Glenn Anders...George Grisby
Ted de Corsia...Sidney Broome

Curiosidades

Orson Welles se comprometeu a fazer o filme, quando precisou de dinheiro para continuar com seu show musical (com músicas de Cole Porter) sobre a obra de Júlio Verne, "A volta ao mundo em 80 dias" (1946). Seu parceiro Mike Todd (que depois realizaria o filme homônimo em 1956) saira do projeto, deixando Welles sozinho. Quem lhe deu o dinheiro restante foi o presidente da Columbia Pictures da época, Harry Cohn.[1]. Cohn detestou o filme quando o viu pela primeira vez.
Muitos acharam as cenas de assassinato inspiradas no ocorrido no caso da Black Dahlia (1947), quando a mulher Elizabeth Short (apelidada de Dália Negra) foi encontrada morta e mutilada.
A estrela do filme, Rita Hayworth, famosa pelos longos cachos ruivos, causou polêmica quando atendeu o pedido de Welles e apareceu de cabelos curtos e loiros no papel de Elza.
O filme teve locações em São Francisco: Salsalito, no teatro de Chinatown, no Steinhart Aquarium, no Golden Gate Park e em Playland (onde foi feita a cena dos espelhos). Há também cenas em Acapulco.
Na sua narração, o personagem de Welles faz referências aos pescadores do Brasil (Welles os havia conhecido em 1942). Vinícius de Moraes, então diplomata do Brasil, esteve no set de filmagem em 1947, acompanhado do jornalista brasileiro Alex Viany.

Nenhum comentário: