domingo, 5 de abril de 2009

Citizen Kane (Cidadão Kane)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Citizen Kane
O mundo a seus pés (PT)
Cidadão Kane (BR)
Estados Unidos
1941 p&b ı 119 min
Direção Orson Welles
Elenco Joseph CottenOrson Welles
Roteiro/Guião Herman J. Mankiewicz / Orson Welles
Género drama / mistério
Idioma inglês

Citizen Kane (br: Cidadão Kane / pt: O Mundo a Seus Pés) é um filme Norte-americano de 1941, do gênero drama, dirigido por Orson Welles.
O filme é tido pelo American Film Institute como o maior de todos os tempos .

Sinopse

Cidadão Kane é supostamente baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst (publicamente, Welles negava), e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo. O filme inicia com a sua morte, quando se pronuncia a palavra Rosebud, que acaba levando um jornalista a investigar a vida de Kane para descobrir o sentido da palavra. Entrevistando pessoas do passado de Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia. Ninguém a seu redor importa-se com Kane, que busca por meio da aquisição de bens e pessoas encontrar a infância perdida.
Elenco

Orson Welles, diretor, roteirista e protagonista de Citizen Kane
Orson Welles .... Charles Foster Kane
Joseph Cotten .... Jedediah Leland
Dorothy Comingore .... Susan Alexander
Agnes Moorehead .... srta. Mary Kane
Ruth Warrick .... Emily Norton Kane
Ray Collins .... James "Jim" W. Gettys
Erskine Sanford .... Herbert Carter
Everett Sloane .... Bernstein
William Alland .... Jerry Thompson
Paul Stewart .... Raymond
George Coulouris .... Walter Parks Thatcher
Fortunio Bonanova .... Matiste
Georgia Backus .... Bertha

Prêmios e indicações

Oscar 1942 (EUA)
Venceu na categoria de melhor roteiro original.
Indicado nas categorias de melhor ator protagonista (Orson Welles), melhor direção de arte preto-e-branco, melhor fotografia preto-e-branco, melhor diretor, melhor montagem, melhor trilha sonora, melhor filme e melhor som.

Prêmio NYFCC 1941 (New York Film Critics Circle Awards, EUA)
Venceu na categoria de melhor filme.

Curiosidades

Cidadão Kane foi o primeiro filme longa-metragem dirigido por Orson Welles, considerado um rapaz prodígio, e que havia angariado fama com suas peças de teatro e narrações radiofônicas.
O filme encontrou forte oposição por parte de William Randolph Hearst, pois ele julgava que a obra denegria sua imagem. Em realidade, havia mesmo muitos pontos coincidentes das biografias de Hearst e de Kane.
Cidadão Kane marcou sua época devido às inovações sobretudo nas técnicas narrativas e nos enquadramentos cinematográficos. O filme começa com o protagonista já morto, mudando-se a cronologia dos fatos; e a cenografia mostra pela primeira vez o teto dos ambientes.
Mesmo dirigindo outros filmes após Cidadão Kane, Orson Welles nunca mais conseguiu restabelecer sua fama a ponto de ser contratado novamente por um grande estúdio de Hollywood.
O filme tem sido considerado por grande parte da crítica especializada como o maior filme da história até o momento, figurando em primeiro lugar na lista do American Film Institute (AFI).

Ver também

Nenhum comentário: